domingo, 12 de agosto de 2012

PIRENÉUS FRANCESES - 7

 22/7. O destino deste dia era o parque municipal de Massat, um pouco a sul de Foix e St-Girons, atravessando o "Massif de L'Arize" e passando o "Col de Port".
Como sempre, saímos cedo. O tempo estava fresco, mas sem nevoeiro ou neblinas. Já havia algum trânsito, especialmente motos. Parámos em St Julià de Lòria, para aproveitar o facto de as ruas estarem ainda com pouca gente. Mesmo ao domingo, o estacionamento é pago e ali vêem-se sempre polícias a vigiar. Entrámos numa pastelaria que eu adivinhei imediatamente ser de portugueses, o que confirmámos logo de seguida. Eram da zona de Viseu. Estivemos a conversar um pouco e trouxemos a inevitável baguete, desta vez envolta em papel...

Atravessámos Andorra La Vella, já com muito movimento e começámos a subir. Daqui até Port D'Envalira, são cerca de 25 Km de subida, com pontos de enorme declive. No entanto, quase não se dá por eles, tal é a beleza da paisagem. Andorra vive (e bem) quase exclusivamente do comércio e do turismo. Das grandes lojas especializadas em tudo, mas em particular as de electrónica, artigos para motos e automóveis, desporto, bebidas e tabacos. E do turismo, no Verão para ver as paisagens e fazer compras, no Inverno para o turismo de neve, de que é um dos expoentes máximos na Europa.
Vento andorrano, esse despenteador...


O comércio de combustíveis também é uma actividade em alta, com dezenas de postos de abastecimento, alguns enormes e sempre cheios, pois quer do lado de França, quer do de Espanha, são milhares os que ali se deslocam ao fim de semana para fazer compras nas grandes lojas, levando os depósitos dos carros cheios. Nós fizemos o mesmo, enchendo o nosso, já depois de Encamp, com o gasóleo a 1,16€. Tenho que lá voltar em breve, para o encher de novo... Parámos em Port D'Envalira, para mais fotos e depois demos descanso ao motor, exigindo dos travões, começando a descida que só termina em L'Hospitalet-Près-Andorre. Passamos de novo Pas de la Casa, sempre a regurgitar de gente, sem ninguém a controlar a fronteira. Deviam estar a descansar ao domingo...
    Certamente por ser domingo é que o trânsito parecia o acesso à ponte em Lisboa em dia de semana! A fila que subia, não tinha fim à vista, sempre com as motos a fazer os seus malabarismos para ganhar uns lugares. Antes de Ax-les-Thérmes, junto a uma ponte sobre o rio Ariége, paragem para almoço. A partir de Tarascon-sur-Ariège, entrámos na D-618, estrada estreita, que começa logo a subir, até Col de Port.
Col de Port
Col de Port
As donas do Col de Port


O local é dominado pelo verde. Arvoredo, pastos a perder de vista, uma placa a assinalar o local e um ponto de venda de bebidas e artesanato. Há bovinos por todo o lado. Veículos param, para dar descanso aos motores e para captar algumas fotografias e outros para fazer um piquenique, nas muitas mesas por ali disponíveis, embora com a visita certa de umas vaquinhas mais curiosas.





Ali a uns 100m há uma fonte, caso raro nas estradas francesas ou espanholas. É a "Fontaine Guingoulet", onde enchemos os nossos garrafões.







Fontaine Guingoulet




A partir de Col de Port, começa a descida, sempre por dentro de vegetação, de mais 12 Km até Massat. Já aqui havíamos estado com promessa de voltar. Pois cá estávamos a cumpri-la! Trata-se de uma pequena vila, muito agradável, que se situa entre montanhas. Tem um excelente parque de campismo municipal, pequeno mas muito acolhedor, com muitas sombras e solo coberto por relva. Foi aqui que escolhemos pernoitar. Como ainda era bastante cedo, instalámo-nos e depois de acalmar a sede, fomos dar um passeio pela vila. Era dia de feira. A volta ao perímetro urbano faz-se com rapidez.
Feira em Massat

Como estava ainda bastante calor, voltámos para o parque, para um ambiente mais refrescante e descansado.


Camping Massat
O parque, como já disse, é municipal mas está concessionado, como encontrámos outros em Espanha. É muito agradável, o bloco sanitário é suficiente, a higiene não mereceu reparos e tem uma pequena área de serviço para autocaravanas.Muita tranquilidade, por 16,50€.




Percorremos 135 Km.

www.ariege.com










Sem comentários:

Enviar um comentário