terça-feira, 20 de março de 2012
FRANÇA 2010
Quero pedir desculpa aos eventuais leitores deste blogue, por ter interrompido a descrição da viagem a França, logo no seu início. É que me aconteceu um percalço informático, que me apagou os registos do disco onde estavam todas as minhas fotografias dos últimos seis anos, imprudentemente sem cópias de segurança. Ninguém lamenta mais do que eu, como é óbvio. Foi preciso começar com a viagem a França para isto acontecer... Assim, ficamos apenas com a introdução, pois apesar do texto estar integralmente escrito, sem a ilustração das fotos, não tem o realce que merece.
domingo, 11 de março de 2012
FRANÇA 2010- 1 (Villefranche de Conflent)
Como o Verão se aproxima a passos largos (no calendário, porque meteorologicamente já cá está), decidi colocar no blogue uma viagem efectuada em Julho de 2010. Apesar do tempo já decorrido, poderá servir de ajuda ou de sugestão a alguém que ainda esteja indeciso sobre o destino a escolher para este ano. A zona é o sueste de França com especial relevância para as Gorges du Tarn.
Todos os anos elegemos uma restrita zona para explorar o mais exaustivamente que possamos, durante duas semanas, no Verão. Nos últimos anos temo-nos dedicado ao Norte de Espanha e ao Sul de França. Este ano (2010), coube a vez ao Languedoc/Roussillon, tendo como objectivos principais a cidade de Carcassonne e a Rota dos Cátaros, o viaduto de Millau, a zona de Gorges du Tarn e o comboio turístico "Le Train Jaune", que este ano comemorou 100 anos de existência, precisamente no dia em que nele viajámos, 20 de Julho de 2010.
A tão feliz e inesperada efeméride, acrescentámos ainda nesse dia as nossas bodas de prata, transformando-o assim numa jornada plena de alegria e significado.
O meio de transporte utilizado, foi a pequena autocaravana de que dispomos e que nos permite continuar a fazer o que sempre nos motivou nas nossas viagens: o contacto com a Natureza, a exploração de todos os recantos, aldeia a aldeia, privilegiando as estradas secundárias e municipais, por vezes até caminhos de terra, utilizando apenas as auto-estradas nas grandes deslocações e travessias de aproximação à zona escolhida.
Assim e como somos desde sempre apaixonados pelo rio Douro, seus fãs incondicionais e sua visita assídua, decidimos passar a primeira noite junto do seu berço, perto de Vinuesa e da Laguna Negra de Urbion (Sória), onde nasce. Como o destino era o Sueste de França e o tempo curto, havia que atravessar Espanha o mais rapidamente possível, tentando também assim escapar o melhor que pudéssemos ao intenso calor que se fazia sentir. Deste modo, ao final do segundo dia chegávamos ao parque de campismo escolhido, na cidadezinha francesa fortificada de Villefranche de Conflent, ponto de partida da turística linha de comboio que este ano comemora o seu centenário, como já se disse.
Subscrever:
Mensagens (Atom)